Apostar em uma marca já consolidada traz mais confiança e estabilidade para os empreendedores
Empreender não é uma tarefa fácil, mas com apoio e segurança, esse caminho pode ser mais tranquilo.
Quando falamos sobre investir em franquias, consiste em apostar em marcas já consolidadas e planos de ações já estabelecidos e testados, configurando um cenário mais próspero e de rápido retorno para quem investe.
Pensando nisso, a Ótica Center, uma das melhores e mais completas franquias óticas do país
Investir em uma franquia de ótica atrai um número cada vez maior de interessados. Os motivos? Rentabilidade acima da média, investimento inicial de baixo valor e rápido retorno do capital, muitas vezes, antes mesmo do segundo ano de operação.
Segundo dados da Associação Brasileira de Franchising (ABF), o setor de "Saúde, Beleza e Bem-Estar", no qual as óticas estão inseridas, registrou um notável crescimento de 27% no faturamento nos primeiros trimestres de 2022 e 2023. Para o ramo ótico específico, as projeções apontam para um crescimento de até 13% no faturamento para 2023.
O setor das óticas está em constante crescimento devido, especialmente, às novas tecnologias e produtos. Tendo em vista o perfil de empreendedor que deseja iniciar um novo negócio, as óticas são uma ótima opção, sobretudo pelo grande índice de crescimento no mercado. O crescimento estimado foi de 9,1% no último ano, segundo dados da Abióptica (Associação Brasileira da Indústria Óptica) e, mesmo diante do cenário que estamos vivendo, estudos da Grand View Research, indicam que o mercado terá prosperidade em 2022. Para os próximos anos, a perspectiva é de que o segmento ótico cresça 8,1% anualmente, podendo chegar ao faturamento de R$ 278,9 bilhões até 2028.
Com o avanço da tecnologia, temos inovações frequentes em lentes mais resistentes e confortáveis, além de armações mais modernas (como é o caso, inclusive, de armações impressas em 3D). Certamente, esse é um dos fatores que acaba atraindo os consumidores e, por esse motivo, devemos ficar atentos aos movimentos do mercado, principalmente agora, momento em que a economia está se estabilizando
Os próximos anos serão de expansão para o segmento de óticas. Saiba como estar preparado para aproveitar as oportunidades que vão surgir no mercado ótico.
O mercado ótico brasileiro e mundial vive um momento de efervescência. Ao mesmo tempo em que o pós-pandemia tem visto a retomada de um consumo represado, os óculos continuam ganhando espaço como item de moda e o uso de novas tecnologias tem transformado a experiência dos clientes ao longo de toda a jornada de escolha, compra e uso dos produtos.
Em todo o mundo, é um mercado que deve saltar de US$ 114,95 bilhões em 2021 para US$ 172,42 bilhões em 2028, com um crescimento médio anual de 6%, segundo a Fortune Business Insights. É um segmento muito fragmentado, com uma grande variedade de fornecedores e varejistas, embora alguns operadores internacionais estejam iniciando um processo de consolidação.
Para o varejo ótico, este pode ser um momento de oportunidades, uma vez que existem vários caminhos de evolução dos negócios e os consumidores estão ávidos por novidades que diminuam o tempo de atendimento, facilitem a jornada de compra e aumentem sua satisfação com o produto recebido.
Um levantamento realizado pela Organização Mundial de Saúde (OMS) em 2022, revelou que 2,2 bilhões de pessoas em todo o mundo possuem algum problema de visão e que 800 milhões nunca conseguiram ter acesso a um óculos de grau.
A capacitação dos empresários e lojistas do segmento ótico é fundamental para os que desejam se destacar e também faturar. Afinal, as expectativas para o mercado apontam que, em 2023, o desempenho seja superior a US $ 182 bilhões. Somente no Brasil, em 2022, o faturamento do segmento foi de cerca de R$ 22 bilhões, segundo relatório da Ssótica, plataforma de gestão de óticas.
A ABF (Associação Brasileira de Franchising) divulgou, recentemente, o relatório de resultados do setor em 2022. No geral, o setor apresentou recuperação após os maiores impactos da pandemia de Covid-19 e identificou o faturamento total de R$ 211,44 bilhões - um crescimento de 14,3% em relação a 2021.
Ano após ano, o segmento ótico brasileiro prova a sua resiliência e potencial de crescimento, ao passo que os empreendedores do setor têm encontrado diferentes caminhos para crescer, ainda que diante de cenários econômicos desafiadores. Em 2021, por exemplo, mesmo com os reflexos do período mais crítico da pandemia de Coronavírus ainda presentes, o setor fechou o ano com aproximadamente R$ 22 bilhões em vendas.
E, se tendo em frente contextos de crise o mercado ótico encontrou forças para se reinventar, em ambientes macroeconômicos mais propícios para a geração de negócios, as óticas brasileiras tiveram espaço para escalar suas vendas, expandir sua carteira de clientes e fortalecer o relacionamento com consumidores na era do customer experience.
Graças a esse impulso, em 2022, o setor ótico fechou com faturamento superior a R$ 193 bilhões, de acordo com dados da Associação Brasileira da Indústria Óptica (ABIÓPTICA). Dito isso, te pergunto: o que sua ótica pode esperar para este ano que se inicia?
O potencial de crescimento em uma franquia de ótica é substancial. A indústria oftalmológica deverá crescer 11% em 2023 em relação ao ano anterior. Aqui, você conhecerá as nuances do mercado de ótica e como abrir um negócio no setor com segurança.
Uma margem de lucro típica para uma loja de óculos é entre 15% e 22%. Ou, dito de outra forma, é uma oportunidade de negócio com significativo potencial de lucro.
Perspectivas para os próximos dez anos é de um crescimento do mercado ótico de 20% ao ano
Envelhecimento da população, atualização de estilos e até mesmo o aumento no uso de telas por mais tempo por parte de jovens e crianças estão entre fatores que favorecem o crescimento do mercado óptico.
Dona de um faturamento de aproximadamente R$ 22 bilhões, o setor de óticas e da indústria de produtos óticos liderados pela Abióptica - Associação Brasileira das Indústrias Ópticas, que representa o segmento, abre hoje a Expo Óptica 2022, que terá mais expositores em maior área ocupada do que em 2019, no Expo Center Norte (SP).
Este ano, serão 120 empresas presentes, ante 89 na edição anterior; em 14 mil metros quadrados, contra 11 mil m² da edição anterior. Em 2020 e 2021 não houve evento por conta das restrições sanitárias impostas pela pandemia.
A Associação Brasileira das Indústrias Ópticas calcula que as vendas em 2021 totalizaram aproximadamente R$ 22 bilhões. Esse valor é 10% acima do apurado pelo segmento em 2020.